terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Programa de Saúde Bucal amplia seu atendimento no município


Esta é a proposta do Serviço de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde: “oferecer cada vez mais um serviço de qualidade, para um maior número de pacientes”.

Atualmente, os atendimentos odontológicos são oferecidos aos tricordianos através de nove unidades de saúde e, em breve, serão montados consultórios para essa finalidade nas unidades dos Programas de Saúde da Família/PSF Parque das Colinas e Nossa Senhora de Fátima.

Na Clínica da Mulher, o atendimento bucal é específico, direcionado  às gestantes, bebês e pacientes assistidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), que ali também recebem tratamento.
As escolas da rede municipal também oferecem o serviço aos seus alunos, bem como três escolas da rede estadual. O programa de Saúde Bucal da Prefeitura realiza, ainda, atendimento na Assoditri e no Ancianato Frederico Ozanan.

CEO
Como extensão do tratamento bucal, o município oferece os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas/CEO, destinado às cirurgias, tratamentos de endodontia,  periodontia, e atendimento a pessoas especiais. Este Centro é um dos núcleos do programa federal “Brasil Sorridente”. Para receber este atendimento especializado, o paciente deve estar inserido no programa bucal do município, ou seja, ele deve ser encaminhado ao CEO através das unidades de saúde do município.

É interessante ressaltar, que Três Corações é uma cidade pólo da microrregional e atende mais quatro cidades: São Thomé das Letras, São Bento Abade, Campanha e Cambuquira. O CEO de Três Corações, que vem realizando uma média de 400 procedimentos por mês,  possui um diferencial que é a implantação de próteses financiadas pelo município.

Segundo Simone Cerqueira Ferreira, chefe do Serviço de Saúde Bucal, o prefeito Cláudio Pereira pretende implantar a Unidade Odontológica Móvel, benefício que deverá colaborar em muito para a ampliação do atendimento no município, levando o serviço às nossas comunidades rurais, através de veículos adaptados para essa finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário